Resultados finais do projeto PAC-WOMAN

PAC-WOMAN: Portugal Activo presente em evento que liga ciência, exercício e saúde oncológica

No passado dia 17 de julho, a Portugal Activo esteve representada na mesa redonda de encerramento do evento de apresentação dos resultados finais do projeto PAC-WOMAN, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e liderado por investigadores do CIDEFES-FEFD, na Universidade Lusófona.

O projeto PAC-WOMAN teve como objetivo a promoção da atividade física e qualidade de vida em mulheres com cancro da mama, com enfoque na evidência científica e no potencial de implementação comunitária.

Em representação da Portugal Activo, Paulo Morais, membro da Direção, partilhou a sua experiência no terreno com a implementação do QOLP – Quality of Life Program, um programa de exercício físico adaptado à oncologia, desenvolvido e implementado no Gym Tónico, em parceria com a área clínica.

A sua intervenção destacou os desafios e barreiras enfrentados por profissionais e instituições na integração de programas baseados na evidência no terreno, bem como os impactos positivos reconhecidos por médicos e profissionais de saúde.

Esta participação reforça o compromisso da Portugal Activo com a promoção de uma visão integrada da atividade física na saúde pública, contribuindo para o reconhecimento e valorização do exercício físico enquanto componente essencial no tratamento e reabilitação oncológica.