PLATAFORMAS PORTUGAL ACTIVO - UM PROJECTO DE SUCESSO

As Plataformas Regionais Portugal Activo têm feito um trabalho extraordinário em algumas regiões do país, existindo já exemplos concretos de apoios atribuídos pelas Autarquias aos Clubes de Fitness locais.
Estes apoios são extramente importantes para a subsistência dos Clubes nesta já longa situação de crise pandémica. O reconhecimento da importância dos Clubes pelas várias Câmaras Municipais, é um sinal da importância do Exercício Físico na melhoria da saúde, qualidade de vida e equilíbrio psíquico e emocional das pessoas.
Reforçamos ainda que mais apoios estão a ser pedidos devido à maior visibilidade junto das Câmaras Municipais e outros organismos locais através dos coordenadores das Plataformas e restantes empresários do sector.
Queremos multiplicar estas e outras Boas Práticas que têm sido desenvolvidas pelas Plataformas Regionais Portugal Activo por todo o País.
Enumeramos aqui alguns exemplos do trabalho de terreno que algumas Plataformas Regionais desenvolveram até ao momento:
O exemplo da Plataforma da Beira Litoral
Devido ao trabalho da Plataforma da Beira Litoral, esta Plataforma conseguiu junto de várias Câmaras Municipais, apoios específicos para os Clubes de Fitness, nomeadamente, a Câmara Municipal de Leiria procedeu já à atribuição de apoio financeiro aos Clubes do município, com valores de apoio a rondar os 5.000€ por Clube. Nos Municípios da Marinha Grande e Pombal, os processos para formalização das candidaturas a apoios estão concluídos, pelo que nesta fase os Clubes poderão em breve iniciar a candidatura aos apoios estabelecidos.
O exemplo da Plataforma do Oeste e Ribatejo
Devido ao trabalho desenvolvido pela Plataforma do Oeste e Ribatejo, foi possível avançar com contactos directos com as Câmaras Municipais de Peniche, Caldas da Rainha e Torres Vedras, sendo que nesta última, está previsto o lançamento de outdoors suportados pelo município, entre os meses de Abril e Julho.
O exemplo da Plataforma dos Açores
A Plataforma dos Açores formalizou uma apresentação da mesma ao Sec. Regional da Saúde e Desporto com o prosseguimento de reuniões para um plano comum de colaboração em ações alargadas a toda a Região Autónoma. Existiu igualmente uma intervenção quanto às medidas que o Governo deseja implementar para combater o número de casos/dia e evitar encerramentos que fragilizem os Clubes.
O exemplo da Plataforma da Madeira
A Plataforma da Madeira está a desenvolver a realização de um vídeo promocional que dará maior notoriedade e visibilidade junto de autoridades e das comunidades. Desenvolveu contactos com o Governo Regional de modo a acrescentar valor à sua ação junto da população através de protocolos alargados ao desenvolvimento de áreas como o turismo e a inclusão de todo o arquipélago neste movimento.
As Plataformas Regionais Portugal Activo irão continuar a desenvolver mais iniciativas promotoras da cooperação entre empresários e autoridades locais, nomeadamente:
- Vídeos promocionais para cada uma das Plataformas;
- A criação de grupos de Whatsapp de partilha continua para cada uma das Plataformas, no qual estarão incluídos todos os Clubes locais, através de um diálogo onde a informação servirá para evitar o isolamento;
- A atempada preparação de protocolos para um plano de ação com as Câmaras Municipais a fim de desenvolverem uma cooperação na reabertura dos clubes;
- A continuação de contactos com empresários de outros concelhos para alargar a nossa influência a nível camarário;
- Lançamento de vídeos técnicos para apoiar os Clubes com evidências científicas demonstrando uma intervenção na vida diária das populações.
Todas as Plataformas Regionais em funcionamento estão a tentar trazer para si o maior número de Clubes pois os problemas não ficarão resolvidos aquando da reabertura, sendo necessário uma unidade forte entre todos para se fazer frente ao muito que existe a realizar no futuro.
A Portugal Activo tem desenvolvido reuniões com todas as Plataformas Regionais para que se consiga, após a reabertura, uma estrutura que apoie os Clubes não só monetariamente, mas que influencie decisões regionais. Salientando a importância dos seus serviços no aumento da atividade física junto das populações mas também a sua afirmação como uma área de negócio benéfica para o desenvolvimento de hábitos de vida saudável nas regiões.
Mais importante ainda será no futuro a nossa ação não ser esquecida, mas fundamental para corrigir o grave problema do país da sua pouca adesão continuada à prática da atividade física.